AGED se reúne com comissão para tratar da regulamentação de matadouro em Barreirinhas

Matadouro Barreirinhas

Na manhã desta sexta-feira (11), o deputado Marcos Caldas, os vereadores  Nilbão e  Zé do Reizinho, Marquinhos do Enéas e o ex-prefeito de Barreirinhas, Zequinha do Oscar, estiveram reunidos com o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Sebastião Anchieta,  para solicitar a regulamentação de um matadouro particular, localizado na cidade de Barreirinhas. O matadouro foi interditado pela AGED no final do ano de 2015, por solicitação do Ministério Público do Estado.

Há uma semana, a AGED recebeu o projeto de reforma do matadouro, que foi entregue pelo responsável técnico da obra. Mas somente depois de analisado e aprovado, a agência poderá autorizar que o matadouro seja desinterditado para ser reformado, acompanhando periodicamente a obra até a sua conclusão, para posteriormente, realizar o seu registro.

O coordenador de inspeção animal, Hugo Napoleão, explicou que a preocupação da AGED é que os estabelecimentos, como este matadouro, estejam registrados em um serviço de inspeção oficial, para que possam funcionar conforme as normas legais. “E assim, estes estabelecimentos ofereçam uma carne de qualidade para população maranhense”. Concluiu o coordenador.

O presidente da AGED, Sebastião Anchieta, reafirmou aos presentes que o trabalho da AGED é incansável no sentido de incentivar o registro dos estabelecimentos que produzam e comercializem alimentos ou abatam  animais para o consumo  da população. “ Não queremos causar dificuldade a nenhum estabelecimento, mas precisamos regulamentar o seu funcionamento, pois a nossa missão é a de garantir a segurança alimentar de todos”. Finalizou o presidente.