Foram concluídas na semana passada as inspeções de armadilhas que fazem parte do Programa de Monitoramento da Mosca da Carambola, instaladas nos municípios de Açailândia, Itinga, Cidelândia e São Pedro da Água Branca. O monitoramento da praga, que ataca os frutos de várias fruteiras, como a carambola, caju, laranja, tangerina, manga, jaca, taperebá, goiaba e acerola, é feito pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
De acordo com o fiscal da Aged, Josué Mendes Neto, este trabalho é de fundamental importância, visto que a praga, segundo Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, encontra-se oficialmente nos Estados de Roraima e Amapá. “O impacto econômico da mosca-da-carambola está associado, principalmente, aos danos que pode causar aos frutos e às restrições quarentenárias impostas pelos mercados importadores”, explicou Josué Mendes Neto.
Há mais de cinco anos a Aged realiza o trabalho de monitoramento da praga no Maranhão e até agora não foi registrado nenhum foco da mosca da carambola no Estado.
Estas inspeções, segundo orientações técnicas do Ministério da Agricultura, devem ser feitas em intervalos de 20 a 30 dias, e consistem na troca do piso adesivo da armadilha, troca do atrativo sexual paraferomônio metil-eugenol + malation e avaliação das condições da armadilha. Para efeito de confirmação da ausência ou presença da praga, os pisos adesivos são enviados à Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetalda Aged, para posterior encaminhamento à Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão (SFA-MA).
O técnico da Aged, Mateus Silva, informou que na Unidade Regional de Açailândia foram instaladas 07 armadilhas; sendo 02 em Açailândia (setor do mercado e terminal ferroviário), 02 em São Pedro da Água Branca (unidade da Aged e fazenda na divisa com o Pará), 02 em Itinga (posto fiscalização e unidade da Aged) e 01 em Cidelândia (residência). ”Os municípios, bem como os locais da instalação, foram escolhidos a partir de critérios que definiram sua importância para a detecção da mosca da carambola de forma rápida, em território maranhense’’, informou.