Dando seqüência as atividades promovidas durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), a Aged realizou o Dia de Campo, na manhã da última quarta-feira (23), no Parque Independência, em São Luís.
No primeiro momento ocorreram as palestras proferidas pelos Fiscais Estaduais Agropecuários Adriana Prazeres Paixão e Erick Takashi, abordando a temática “Brucelose/Tuberculose e Raiva dos Herbívoros”.
Durante o ciclo, Adriana Prazeres informou para os participantes que a brucelose animal é uma enfermidade que não tem tratamento. Desta forma, a conscientização dos criadores e da comunidade em geral, bem como, a participação da Aged em realizar ações educativas torna-se imprescindível na prevenção e controle da doença.
“Foi um evento importante, uma vez que foram repassados ao público aspectos relacionados à brucelose, como transmissão, sinais clínicos, procedimentos que devem ser adotados na vacinação, entre outros. Por causar impactos econômicos e ser considerada zoonose, pois, pode ser transmitida aos seres humanos, a vacinação contra brucelose é obrigatória em bezerras entre 3 a 8 meses de idade. Orientamos ainda sobre a necessidade de a vacina ser administrada por um médico veterinário cadastrado na Aged, conforme as normas vigentes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal- PNCEBT”, disse Adriana Prazeres, Fiscal Estadual Agropecuário – Responsável pelo PNCEBT/MA.
Ainda durante o Dia de Campo, Erick Takashi abordou sobre a raiva dos Herbívoros . Na ocasião, os alunos tiveram conhecimento sobre a doença considerada uma das mais letais de maior importância na Saúde Pública. Ele discorreu, ainda, sobre o ciclo biológico de transmissão urbana e rural, tendo como principais transmissores o cão e o morcego hematófago Desmodus rotundus.
No segundo momento foi realizada a atividade de campo, onde foi mostrada na prática aos acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pelo professor da Instituição Pública Hamilton dos Santos, sobre a forma correta de vacinação contra a brucelose.
Ainda na atividade de campo, o médico veterinário Erick Takashi demonstrou como é feita de forma adequada à captura e controle dos morcegos.
Para a estudante Érica Silva, o Dia de Campo foi um momento de muito aprendizado, onde as informações repassadas servirão para que elas e os demais colocarem em prática.
“As informações repassadas são de extrema importância para nós estudantes. Porque podemos conhecer algumas enfermidades repassadas durante o Dia de Campo que podem atingir os animais. O conhecimento adquirido hoje servirá para que eu possa colocar em prática durante o meu exercício profissional. Portanto, os profissionais que proporcionaram esse momento estão de parabéns” finalizou.
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao