AGED realizou a fiscalização do vazio sanitário da soja na regional de Balsas

29/09/2021 13:43

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Balsas realizou a fiscalização do período de vazio sanitário da soja para a região produtiva 1, com uma grande ação que reuniu as equipes de fiscais de Balsas, São João dos Patos e da Central.

Centenas de hectares foram fiscalizados em 07 municípios do Sul do Estado em observação ao período do vazio sanitário da soja para a região Sul do Maranhão que vai de 01 de agosto a 30 de setembro.

A equipe técnica da AGED realizou 94 fiscalizações em propriedades rurais; fez 34 levantamentos fitossanitários, especialmente para Amaranthus palmeri; aplicou 04 autuações (03 propriedades rurais e 01 revenda) e 08 notificações (07 propriedades rurais e 01 central de distribuição); realizou coleta de amostra de soja solicitada pela UFMA, dentre outras ações.

Os fiscais da AGED prestaram orientação aos produtores sobre glifosato e o paraquate, este último com a venda e o uso proibidos pela Anvisa desde o ano passado.

Ainda sobre a questão dos agrotóxicos os proprietários dos cultivares da soja ainda foram orientados quanto a questão do armazenamento e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e afins, do uso seguro e correto e da utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) durante a aplicação de agrotóxico.

Outro ponto abordado com os produtores foi a importância de fazer muito bem a desinfestação de máquinas agrícolas e dos cuidados com a Amaranthus palmeri.