AGED realiza vacinação contra febre aftosa em propriedade de risco epidemiológico

Durante a ação foram vacinados 150 animais

15/07/2020   15:51

O Escritório de Atendimento à Comunidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Igarapé Grande, realizou nesta quarta-feira, 14, a vacinação oficial contra febre aftosa em propriedade de risco epidemiológico. Foram vacinados 150 bovinos, em uma propriedade rural, localizada em Igarapé Grande/MA.

O gestor da Unidade Regional da AGED em Pedreiras, Robert de Carvalho explicou que devido ser uma propriedade de risco epidemiológico, o assistente de Defesa Agropecuária, Edimilson Barroso agendou com o criador do rebanho o dia da vacinação e procedeu a imunização dos bovinos observando todos os protocolos sanitários e de saúde recomendados pelas autoridades de saúde.

“O município de Igarapé Grande, hoje, está com índice de cobertura vacinal de 92,40 %. Em toda a regional de Pedreiras já estamos com cobertura vacinal de rebanho em 66,28 %. Estamos trabalhando e conversando com os produtores para atingirmos a meta do Ministério da Agricultura e superar os 90 % de cobertura vacinal”, esclareceu.

Para a manutenção do status de zona livre de aftosa com vacinação é importante que o produtor maranhense vacine seu rebanho de bovino e bubalino, de todas as idades, até o dia 31 de julho.

A AGED recomenda que os produtores evitem aglomerações nas casas de revendas de vacinas e também nos escritórios da Agência na hora de comprovar a vacina. A comprovação vai até o dia 31 de agosto e os produtores podem agendar seu atendimento por telefone para se dirigir ao escritório onde sua propriedade está cadastrada ou fazer de modo eletrônico no site da AGED (www.aged.ma.gov.br).