Aged realiza Treinamento Técnico de Nivelamento Quanto a Certificação Pública de Produtos Agropecuários e Inspeção Vegetal

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em parceria com o Fundo Maranhense de Amparo à Pobreza (FUMACOP) realizou um ciclo de capacitação com o tema “Treinamento Técnico de Nivelamento Quanto a Certificação Pública de Produtos Agropecuários e Inspeção Vegetal”.

O treinamento visa qualificar profissionais da agência para certificação pública de produtos agropecuários e inspeção de Agroindústria de produtos de origem vegetal.

Uma das metas da Aged é iniciar uma parceria com o Ministério da Agricultura, com o objetivo de fortalecer ações na Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal na Cadeia Produtiva de Hortifruticultura, além da regularização de agroindústrias de polpas, bebidas e de produtos agropecuários. O treinamento contou com 51 participantes entre técnicos de Fiscalização Agropecuária e fiscais Estaduais Agropecuários.

 

IMPERATRIZ 3imperatriz

“A Aged está ampliando o seu foco de atuação visando resolver gargalos que hoje impedem que os produtos maranhenses ganhem os mercados formais e institucionais. Cada dia mais estaremos  nos capacitando para ajudar o Maranhão a crescer com segurança e sustentabilidade”, ponderou a diretora geral da Aged, Fabíola Ewerton.

O treinamento iniciou-se com a palestra “Certificação Pública de Produtos Agropecuários”, que ocorreu das 8h às 18h. Na sequência, o curso “Procedimentos para regularização de unidades processadoras de bebidas e polpas de fruta”. No total, o treinamento teve uma carga horária de 16 horas, onde foi realizado na última terça-feira (08) e finalizado nesta quarta-feira (09), em Imperatriz.

“É de grande importância capacitar à equipe para mais essa atribuição, uma vez que visa atender uma grande demanda de agroindústrias de polpas de frutas e bebidas, que precisam obter sua regularização sanitária. A Aged irá atuar tanto na regulação quanto na organização das mesmas”, disse a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Antônia dos Santos.

O seminário foi ministrado pelos Fiscais Estaduais Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA), Rogério Carvalho Fernandes e Lucas Guimarães; Aurenice Lucena Pereira, Auditora Fiscal Federal Agropecuário da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) e Keyla Maria Teles Vieira, Fiscal Estadual Agropecuário da Aged. O evento contou também com a presença do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento(MAPA).