AGED realiza treinamento sobre o Sistema de Integração Agropecuária Informatizado

20150407_095446 (1)

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA) e de instituições ligadas à pesca e aquicultura do estado, realizaram de 07 a 10 de abril, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), um treinamento sobre o Sistema Informatizado SIAPEC – Sistema de Integração Agropecuária.

O treinamento foi ministrado pelo Analista de Sistemas Uline Alves, da SM Soluções para Gestão da Informação, abordando os principais módulos do Sistema, tais como: cadastros básicos, cadastramento de proprietários, produtores, arrendatários, cadastro de exploração pecuária, revendas agropecuárias, estabelecimentos, veterinários, cadastros de vacinas e campanhas de vacinação, emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de cadastros da área Vegetal, de Inspeção e Fiscalização, Cadastro Ambiental rural (CAR), dentre outras.

O novo sistema informatizado SIAPEC trará à agência de defesa uma ferramenta (software) que imprime maior segurança e credibilidade às atividades sanitárias executadas pelo referido órgão, pois visa um melhor gerenciamento das ações.

Participaram do treinamento, médicos veterinários, agrônomos, técnicos administrativos e agropecuários, os quais serão multiplicadores do sistema para os demais funcionários, sendo que, por meio do software, será possível integrar os trabalhos de defesa animal e vegetal com outras agências de defesa, sendo esta uma exigência do Ministério da Agricultura , em função da atual condição do Maranhão, livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional.

De acordo com o presidente da AGED, Sebastião  Anchieta , esse foi o primeiro passo para intensificar o controle da movimentação do rebanho e a eficácia na vigilância epidemiológica. “É importante registrar que o SIAPEC trará benefícios ao Sistema de Atenção Veterinária, pois as informações serão geradas com maior agilidade e eficiência e serão consolidadas em um sistema único, garantindo maior confiabilidade dos dados disponibilizados”.

SIAPEC

Com o SIAPEC, os funcionários poderão controlar os registros de trânsito animal e vegetal, gerenciar o quantitativo e a movimentação de todo o rebanho maranhense. O sistema permitirá também a efetivação de cadastro dos produtores e das propriedades rurais das regionais.