AGED realiza trabalho de conscientização para notificação de animal com enfermidade

Abatedouro no município de Guimarães acionou a Agência para informar sobre animal supostamente doente

18/05/2020   15:22

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Guimarães foi notificada, pelo responsável técnico do abatedouro do município, sobre a existência de um bovino com sintomatologia de doença nervosa, nas dependências do estabelecimento.

Diante da notificação, o Técnico de Fiscalização Agropecuária (TFA) da AGED, Ariomagno Cartagenes, deslocou-se até o local, para confirmação das informações repassadas. Chegando ao estabelecimento constatou que o referido animal apresentava salivação abundante, midríase, incoordenação motora e fraqueza muscular.

Perante a confirmação dos sintomas de doença nervosa, realizou-se contato com o Fiscal Estadual Agropecuário, o Médico Veterinário, José Wendel Araújo Soares, Chefe da ULSAV de Mirinzal, que imediatamente, suspendeu o abate do referido animal e repassou todas as orientações quanto ao isolamento do animal.

O Técnico Ariomagno Cartagenes informou que mensalmente são realizadas ações de vigilância epidemiológica no local, que tem como objetivos principais a fiscalização, orientação e o acompanhamento das atividades no abatedouro, visando evitar a introdução e disseminação de enfermidades no município. “Sempre que os funcionários do abatedouro identificam algum problema com os animais a serem abatidos, comunicam rapidamente a AGED, permitindo o atendimento, acompanhamento do animal notificado e, por fim, a coleta de material biológico para análise laboratorial e diagnóstico”, relatou Cartagenes.

“Todas as medidas necessárias são tomadas, pois estamos em uma área endêmica para Raiva. Com nossas ações de conscientização para notificação de animal do rebanho doente, conseguimos evitar o consumo de carne inadequada e assim zelar pela saúde do consumidor. Mostramos para a sociedade que a AGED tem como uma de suas principais atividades oferta de uma carne com qualidade, e que mesmo em tempos de pandemia, nosso trabalho essencial continua”, disse Ariomagno.

De acordo com a gestora da Unidade Regional da AGED de Pinheiro, a Médica veterinária, Larissa Mendes, o trabalho foi de grande valia não só para o município como também para toda regional. “Dessa forma conseguimos nos aproximar ainda mais dos nossos criadores, garantindo assim produtos de excelente qualidade para nossa população”, concluiu.