AGED realiza saneamento de foco de AIE na regional de Zé Doca

10/09/2021 14:48

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou nessa semana ação de saneamento de foco de Anemia Infecciosa Equina (AIE) na regional de Zé Doca.

Os fiscais estaduais agropecuários Anne Caroline e Luís Carlos realizaram a coleta de sangue de 89 equídeos de uma propriedade rural localizada no município de Maracaçumé.

Durante essas ações para saneamento de foco, a AGED realiza toda a orientação ao proprietário dos animais. É importante que durante o processo de saneamento não haja entrada ou saída dos animais da propriedade.

Após a ação, as amostras sorológicas são encaminhadas para um laboratório para o diagnóstico.

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença infectocontagiosa crônica de etiologia viral e a sua notificação é obrigatória e deve ser feita na AGED. A doença afeta equinos, asininos e muares de qualquer idade e sexo.

Para o controle recomenda-se o uso de agulhas e seringas descartáveis; limpeza de utensílios utilizados nos animais; isolamento de animais positivos até o sacrifício; realização de exame de diagnóstico de AIE, para trânsito.