AGED realiza reunião trimestral de avaliação com o corpo técnico

No auditório virtual, o corpo técnico avaliou as ações da AGED em 2020

14/04/2021 08:30

A AGED promoveu na tarde desta terça-feira, 13, a 1ª Reunião Trimestral de Avaliação das Ações de Defesa e Inspeção Animal de 2020 com seu corpo técnico. Dentre os principais pontos da reunião apresentados estava o registro das atividades realizadas nos Relatórios Técnicos Mensais (RTM), um importante instrumento para avaliação de cumprimento das metas planejadas para o ano.

Durante as apresentações foi possível fazer um comparativo entre as atividades realizadas em 2019 e 2020 e constatou-se que mesmo com o cenário da pandemia, não houve alterações em algumas atividades como a Emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, documento obrigatório para o trânsito de animais vivos, o que mostra a importância da defesa agropecuária no contexto do desenvolvimento rural.

Outra atividade que se manteve inalterada durante a pandemia foi a inspeção dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/MA) e a notificação de enfermidades. Aos poucos a Agência vem retomando a realização das atividades de campo, por entender que estas são essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Estado, além de estarem diretamente relacionadas com a manutenção da saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Devido a grande capilaridade da Agência no Estado, a reunião foi dividida em dois momentos. Nesta terça-feira, participou as coordenações e suas equipes, as diretorias técnica e geral, e o corpo técnico das Unidades Regionais de Bacabal, Barra do Corda, São Luís, Chapadinha, Pedreiras, Presidente Dutra, Itapecuru Mirim, Codó e Rosário.

A próxima rodada acontece nesta quarta-feira, 14, com o corpo técnico das Unidades Regionais de Açailândia, Balsas, Imperatriz, Caxias, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca e São João dos Patos.

Durante o ano de 2021, estão programadas mais três reuniões de avaliação da Defesa e Inspeção Animal. A próxima reunião de avaliação será da Defesa e Inspeção Vegetal. O objetivo é padronizar as ações e buscar soluções para melhorar qualidade dos serviços prestados pela Agência ao cidadão maranhense.