AGED realiza palestras sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

Em virtude da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Inagro, Agerp, Senar, Fundepec e AGED, por meio do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose do estado do Maranhão (PNCEBT/MA), técnicos realização palestras sobre vacinação contra a brucelose na Unidade Regional de Bacabal.

Com ações de defesa animal a Unidade Regional de Bacabal, que engloba os municípios de Bacabal, Bom Lugar, São Luís Gonzaga e Vitorino Freire, foi sede de educação sanitária por meio de palestras que englobam o tema, ocorridas na última semana, durante 10 a 15 de dezembro, além disso, na oportunidade foi ministrado do “Curso para vacinadores contra brucelose” acerca da forma correta de vacinação das bezerras de 3 a 8 meses de idade contra a brucelose.

WhatsApp Image 2018-12-18 at 15.58.26 (1)

A Brucelose e Tuberculose são doenças que causam impactos econômicos negativos, visto impactar diretamente na diminuição e produção de carne e leite. São consideradas zoonoses, pois podem ser transmitidas aos seres humanos e de grande relevância para a da saúde pública, o que se torna necessário à conscientização dos criadores.

Durante as palestras foi abordado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além do repasse aos criadores sobre os conceitos de brucelose e tuberculose, bem como os aspectos relacionados à transmissão e a importância do papel do criador e da AGED no controle e prevenção dessas enfermidades. No total, participaram das palestras 73 criadores e foram vacinadas contra brucelose, com a amostra B19, o total de 600 bezerras, abrangendo os quatro municípios. No dia 14 de dezembro, foi ministrado no município de Vitorino Freire o “Curso para vacinadores contra brucelose”, onde foram transmitidos os procedimentos que são adotados na vacinação, tais como a emissão de receituário e atestado, aquisição, transporte, acondicionamento, diluição, dose e via de aplicação da vacina, além do uso de equipamentos de proteção individual, marcação das bezerras e descarte do material após a vacinação.

WhatsApp Image 2018-12-18 at 15.58.24

De acordo com a Fiscal Estadual Agropecuária Adriana Prazeres Paixão, responsável pelo Programa Estadual de Brucelose e Tuberculose Animal da AGED, é “uma importante ação promovida na Região do Médio Mearim, considerada a segunda maior bacia leiteira do estado do Maranhão. Realizar educação sanitária junto aos produtores da região sobre brucelose e tuberculose contribui para conscientização dos mesmos quanto à prevenção dessas doenças. A vacinação de bezerras contra brucelose, entre 3 a 8 meses, faz parte das estratégias do PNCEBT/MA e é a principal forma de prevenção da enfermidade. Com a realização do curso para vacinadores permite que os mesmos, depois de vinculados a um médico veterinário cadastrado na AGED, realizem vacinação contra brucelose. Ressaltamos a importância da parceria com outras instituições, sobretudo o Fundepec, que contribui significativamente para o desenvolvimento de ações do Programa de Brucelose e Tuberculose no estado do Maranhão” concluiu.

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza