Aged realiza III Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação de Febre Aftosa no Estado do Maranhão

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou o III Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação de Febre Aftosa no Estado do Maranhão (PNEFA), na programação da Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA), no Parque Independência, em São Luís.

_DSC9004

Na abertura do evento, a Diretora Geral da Aged, Fabiola Ewerton, destacou que Fórum é o momento para compartilhar de forma conjunta os avanços e também as responsabilidades desse Plano.

“Para a gente, o Plano Nacional de Combate e Erradicação da Febre Aftosa é um padrão para o Brasil todo de um plano de vem dado certo. A gente conseguiu chegar ao estado de livre com vacinação em decorrência de cumprimento de metas. É fruto de trabalho de todos, dos produtores que entenderam das suas responsabilidades e vem cumprindo. Também dos autônomos que tem fortalecido esse elo e isso facilita que o Maranhão com sua extensão territorial consiga alcançar 97% de vacinação. Não é fácil, mas é um trabalho que nós todos juntos temos conseguido alcançar”, salientou.

O seminário iniciou-se com a palestra “O Maranhão no cenário do plano estratégico para retirada da vacina contra febre aftosa-desafios e conquistas”. Na sequência, os cursos “As perspectivas da cadeia produtiva da carne e couro no Estado do Maranhão”, “Perspectivas da cadeia do leite no Estado do Maranhão “e “ Importância da participação do setor privado no fortalecimento dos fundos de saúde animal/Fundepec”.

“É Importante que cada um de nós entenda o potencial de riqueza do nosso país. Todos nós temos não só um compromisso profissional, mas um compromisso social”, disse a Fiscal Estadual Agropecuário e responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção Contra a Febre Aftosa da Aged, Margarida Prazeres durante a sua palestra “O Maranhão no cenário do plano estratégico para retirada da vacina contra febre aftosa-desafios e conquistas”.

O seminário também foi ministrado pelo assessor Especial de Apoio Institucional da Secretaria Estadual e Comércio (SEINC), Luiz Rodolfo Rodrigues; pelo superintendente de Políticas de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Fernando Trinta  e por  Osvaldo Rodrigues Serra, tesoureiro do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (FUNDEPEC).