II Fórum Estadual do Plano Estratégico de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa é destaque durante a 51ª EXPOIMP, em Imperatriz-MA
O II Fórum Estadual do Plano Estratégico de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa aconteceu no dia 11 de julho, durante a 51ª EXPOIMP, em Imperatriz-MA. A atividade foi desenvolvida pela AGED e contou com a colaboração da equipe gestora estadual do Plano Estratégico no Maranhão, com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MA), Unidade Regional de Imperatriz, FUNDEPEC-MA, UEMA, FAEMA, SAGRIMA, ADAPEC-TO, SENAR, pecuaristas, estudantes das áreas agrárias e docentes da UEMASUL.
Durante o fórum, foram realizadas apresentações por representantes de instituições envolvidas e interessadas na erradicação da febre aftosa no estado, abordando temas que visam esclarecer o produtor rural sobre o plano nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa e incentivar a participação comunitária no processo.
O auditor federal da agricultura, Bruno Guimarães, iniciou os trabalhos com a abordagem geral sobre o plano (importância, estrutura, histórico e características da enfermidade), seguido da Fiscal Estadual Agropecuária Margarida Prazeres, responsável pelo Programa de Febre Aftosa no MA, que tratou acerca dos desafios e conquistas alcançados pelo estado relacionados à execução do plano. Na sequência de apresentações do fórum, o presidente da ADAPEC, Dr. Alberto Rocha, abordou sobre os desafios inerentes às divisas entre estados com status sanitários diferentes e a importância da vigilância nestas áreas. Por último, o Dr. Oswaldo Serra, tesoureiro do FUNDEPEC-MA, explanou sobre a importância dos fundos privados na execução das ações de defesa sanitária animal.
A execução de Fóruns estaduais visa o cumprimento das ações do plano estratégico, buscando estreitar laços com o produtor rural, tornando-o copartícipe no processo. Visa, ainda, a troca de experiências e atualizações sobre o tema, bem como esclarecer e destacar a importância das notificações de enfermidades vesiculares para o fortalecimento da vigilância epidemiológica, demonstrando confiabilidade no Serviço Veterinário Estadual pelos organismos internacionais, além de permitir o fortalecimento de parcerias institucionais e a proximidade entre o órgão executor do plano com os interessados no processo.
Durante o fórum, representantes do grupo gestor e demais atores envolvidos elogiaram o evento:
“Fico feliz com a presença de todos nesse evento, e que consigamos alcançar o tão sonhado objetivo que é ficar livre da febre aftosa sem vacinação, e progredir sempre mais no serviço de defesa, que fazemos com tanto zelo e prazer.” Dra. Fernanda Rolim, gestora regional da UR da Aged de Imperatriz.
“Para que possamos cumprir as ações do Plano Estratégico, há a necessidade da presença e envolvimento da comunidade, ampliando a responsabilidade também para todos os setores agropecuários competentes, quer sejam públicos ou privados. Professor Dr. da UEMA, Hamilton Pereira dos Santos.
“A realização dos fóruns estaduais faz parte do cumprimento das 42 ações de competência dos estados, dentre as demais que compõem o Plano Nacional para a ampliação da zona livre de febre aftosa sem vacinação no país. A importância desse evento é abrir espaço para a participação da comunidade e ampliar a responsabilidade da sociedade dentro desse processo. É fazer com que todas as ações que são inerentes do serviço veterinário estadual sejam socializadas com os setores envolvidos e amplamente discutidas para que se consiga maior adesão ao plano por parte dos integrantes do setor agropecuário e produtivo, e que sejam largamente exequíveis em nossos estados”. Dra. Margarida Prazeres, Responsável Técnica pelo PNEFA-MA.