AGED realiza fiscalização em propriedades rurais nos municípios de Buriticupu e Santa Luzia

Por Suyane Scanssette
14/12/2021 15:51

Os fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) estão desenvolvendo atividades de fiscalização em propriedades rurais nos municípios de Buriticupu e Santa Luzia com ações em defesa e inspeção sanitária na área animal e vegetal.

As vistorias em propriedades agrícolas fiscalizam o uso correto e seguro de agrotóxicos. Os fiscais prestam orientações quanto ao uso responsável destes produtos, incluindo sobre como fazer o armazenamento e a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Essa fiscalização visa garantir o cumprimento da legislação vigente, estimulando a agricultura sustentável e coibindo o uso indiscriminado de tais produtos.

Na área de defesa animal, os fiscais percorreram as propriedades realizando as vigilâncias ativas, com a inspeção dos rebanhos e orientações aos produtores rurais quanto às doenças que representam riscos à saúde dos animais como a raiva, a brucelose e tuberculose, dentre outras.

Além de apresentar as ações dos programas sanitários para a sanidade dos animais, os fiscais ainda prestaram orientações quanto a importância da emissão das Guias de Trânsito Animal (GTA) e de que o produtor notifique a AGED, quando houver suspeita de doenças nos animais.