AGED realiza Dia de Campo contra febre aftosa e raiva no Município de Matinha

dia de campo em matinha

A Unidade Regional de Viana da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através de sua Unidade Veterinária Local, realizou no último sábado (18), mais um Dia de Campo contra Febre Aftosa e Raiva no município de Matinha. Estas ações de Educação Sanitária têm como objetivos intensificar a divulgação da primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa, disponibilizando aos produtores rurais, comunidade e autoridades constituídas do município, conhecimentos sobre a doença e suas consequências para o produtor e para o Estado, com vistas à intensificação nas ações de prevenção e consequente incremento nos índices vacinais; além de reforçar a obrigatoriedade da vacinação contra a Aftosa e sua comprovação nos escritórios da AGED, nos municípios pertencentes às Unidades Regionais de Viana, Pinheiro e Zé Doca, conforme a Portaria nº 1.046 de 15 de outubro de 2012.

De acordo com a determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os criadores – de qualquer porte – tem que vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos até o dia 31 de maio, sob pena de sanções como, multas e até mesmo o impedimento de transitar com seus animais fora da propriedade ou comercializá-los. Após o prazo para vacinação, os criadores ainda tem mais 15 dias para procurar os escritórios da AGED onde suas propriedades estão cadastradas para fazer a comprovação da vacinação.

Este evento contou com o apoio da prefeitura municipal e participação do secretário municipal de agricultura, Jubervan Amaral Belfort, do secretário municipal de saúde, João Evangelista Silva, do Presidente do Sindicado de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Matinha, Francisco das Chagas, lideranças comunitárias e produtores rurais além da equipe técnica da AGED.

Durante o Dia de Campo, foram realizadas palestras sobre Febre Aftosa e prática de vacinação pelo Chefe da UVL de Viana, Edvaldo Franco Amorim Filho; e sobre Raiva Herbívora pela chefe da UVL de Arari, Jucielly Campos de Oliveira. E Ainda neste dia, o produtor rural Pedro Maclínio Silveira teve a vacinação de seu rebanho acompanhada pelo serviço veterinário oficial.