Publicado em: 20/09/2019
A Aged realizou Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) no período de 10 a 12 de setembro no município de Açailândia. Participaram do evento, Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais, autônomos ou que atuam na Assistência Técnica pública e privada, em Cooperativas, ONGS e àqueles Responsáveis Técnicos por unidades produtoras no Estado.
O Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos buscou modernizar e adequar o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Maranhão às legislações federal e estadual em vigor, a fim de garantir a sanidade dos vegetais e a preservação do meio ambiente.
“A realização do Curso foi de grande relevância, pois trouxe à discussão a responsabilidade com que a AGED vem desempenhando, ao longo de sua existência, as suas atividades no âmbito da Defesa Vegetal no Maranhão. Foram discussões de alto nível, com profissionais de excelência, que com certeza agregaram muito ao conhecimento dos participantes, bem como proporcionou um ambiente favorável para um debate válido e necessário para o fortalecimento e desenvolvimento de nossas ações.” Destacou, Antônia Lucia S. Malheiros – Diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged.
Dentro da carga horária de 20 horas foram desenvolvidos os temas: Normas Gerais de Certificação Fitossanitária e Trânsito de Vegetais; Conhecimentos Específicos sobre as pragas da bananeira e dos citros; a praga Mosca da Carambola; Processo para Implantação do Sistema de Mitigação de Risco – SMR para Sigatoka Negra no Maranhão; Procedimentos para Auditoria em Propriedades sob SMR para Sigatoka Negra e Anotação de Responsabilidade Técnica e Atuação Profissional do Engenheiro Agrônomo.
Os temas técnicos foram ministrados por Auditores Fiscais Federais Agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura dos Estados do Mato Grosso e do Maranhão; Doutor em Fitopatologia – UEMA, pelo Coordenador de Defesa Vegetal – AGED e Gerente de Fiscalização do CREA/MA. Contamos ainda, com a participação do Chefe da Divisão de Controle do Trânsito Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – DCTV-CGPP-DSV/MAPA, que prestigiou e enfatizou a importância de realização do referido curso no Maranhão.
Participaram também as equipes técnicas das Unidades Regionais de Açailândia, Chapadinha, Pedreiras, Imperatriz, São João dos Patos, Caxias, São Luís e da SEDE, as quais tiveram nivelamento técnico para atender demandas específicas relacionadas à certificação fitossanitária de origem em suas regiões.
Durante o Curso, vinte e oito Responsáveis Técnicos foram submetidos a uma avaliação teórica final que, após aprovação, terão suas habilitações oficializadas e serão incluídos no Cadastro Nacional dos Responsáveis Técnicos Habilitados para emissão de CFO e de CFOC do MAPA.
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao