AGED realiza cadastro de estabelecimentos que comercializam sementes e mudas

Ação foi realizada nos municípios de Carolina, Riachão, Feira Nova do MA e Fortaleza dos Nogueiras

A AGED também fiscalizou casas de revenda de agrotóxicos

13/07/2020   10:20

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da sua Unidade Regional em Balsas, realizou o cadastro de 15 estabelecimentos que comercializam sementes ou mudas nos municípios de Carolina, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras e Feira Nova do Maranhão.

Essas ações atendem às atividades de inspeção vegetal. As fiscalizações são importantes para manter esse setor sempre em ordem, evitando que o produtor compre produtos falsificados ou contrabandeados, ou em estabelecimentos sem registro junto a AGED.

Além do cadastramento, a AGED ainda emitiu 20 Termos de Fiscalização e 03 notificações sobre resultados em primeira instância de processos administrativos.

De acordo com o gestor da Unidade Regional da AGED em Balsas, Eugênio Pires foram fiscalizados nas revendas a questão do armazenamento dos agrotóxicos, ou seja, se estão separados de alimentos para animais (rações e sal mineral), utilização de EPI pelos funcionários responsáveis pelo armazenamento, carregamento e descarregamento dos produtos, validade dos agrotóxicos, a questão das embalagens sem vazamentos ou com rótulo e bula danificados.

“Fiscalizamos também a questão dos registros dos estabelecimentos comerciais junto à AGED, verificando se estavam dentro da validade e fixados na parede em local visível. Cadastramos quem comercializa sementes nesses estabelecimentos e fiscalizamos e cadastramos dois viveiros de mudas em Carolina e em Fortaleza dos Nogueiras”, finalizou Eugênio.