AGED realiza atividades de defesa vegetal na Regional de Pedreiras

Ações foram realizadas nos municípios de Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Poção de Pedras e Esperantinópolis

O proprietário foi orientado a acondicionar as embalagens de agrotóxicos conforme a legislação vigente

07/07/2020   11:37

Fiscais da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Pedreiras realizaram ações de defesa vegetal nos municípios de Lago da Pedra e Lagoa Grande do Maranhão.

As ações de defesa vegetal têm como objetivo salvaguardar a produção agrícola dos danos causados por pragas, doenças e plantas daninhas. Para sua execução a contento torna-se necessária a implantação de ações frequentes de vigilância, monitoramento, fiscalização, entre outros.

A primeira fiscalização aconteceu em uma propriedade no povoado Piaus, em Lago da Pedra. Foi fiscalizado o uso de agrotóxicos, armazenamento, tríplice lavagem e devolução de embalagens vazias e feito o cadastramento da propriedade que possui 1.200 hectares de terreno. O proprietário foi notificado a organizar os produtos de forma adequada em galpão fechado e colocar as embalagens vazias em begs e em local coberto e cercado, conforme o que está previsto em legislação.

Logo depois, a AGED ainda realizou em Lagoa Grande do Maranhão a fiscalização em estabelecimentos comerciais de agrotóxicos, vistoriando os produtos e prestando orientações quanto os procedimentos estabelecidos nas normas em vigor para prevenção e sanidade das plantas.

Mais municípios

As ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais de revenda de agrotóxicos também foram realizadas nos municípios de Poção de Pedras e Esperantinópolis. O objetivo é de combater a venda ilegal e clandestina de agrotóxicos, além de fazer a renovação de registros desses estabelecimentos junto à Agência. Durante essa semana novas ações de fiscalização serão realizadas nos demais municípios que pertencem a área de atuação da Unidade Regional da AGED em Pedreiras.