A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), por intermédio da Unidade Regional de Caxias, concretizou mais uma ação de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal na Região dos Cocais. Desta vez as atividades ocorreram na Associação Comunitária do Povoado Buritizinho, Fazenda Mundo Novo, no município de Timon e na Fazenda São Bernardo, no município de Caxias.
Nas áreas agrícolas visitadas, os fiscais verificaram as lavouras e as técnicas de manejo, e orientaram os produtores sobre o uso e destinação correta dos agrotóxicos. “Nas áreas visitadas, constatamos a prática de uma agricultura familiar irrigada, e os produtores estão realizando o manejo de forma correta”, afirmou o técnicos da Aged, Francisco Rodrigues da Silva. Ele reforça que além de fiscalizar o uso correto de agrotóxico e a destinação das embalagens vazias, o papel da Aged, tem sido de inspecionar a cultura plantada, observar a presença de pragas e doenças, ensinar o manejo correto da cultura e repassar orientações técnicas necessárias para garantir uma boa colheita, reforçando assim seu caráter educativo.
“A atuação da Aged tem sido de grande importância, pois através do monitoramento de doenças e pragas, que podem causar grandes prejuízos se não forem detectadas e controladas no seu devido tempo, conseguimos evitar grandes perdas aos produtores”, afirmou outro técnico que participou da operação, Pedro Soares Filho.
Na Região do Médio Sertão, as pragas que são focos das ações da Agência de Defesa tem sido a Ferrugem Asiática (soja), Ferrugem Alaranja (cana de açúcar), Mosca Negra dos Citros, Moko da Bananeira, Sigatoka Negra, Mosca Carambola e Cochonilha Rosada do Hibiscus.
“É importante lembrar que a natureza do trabalho da Agência é a fiscalização, porém a educação sanitária também faz parte do escopo da nossa atuação”, enfatiza o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Luís Roberto Leite.
No que diz respeito à educação sanitária, ações desta natureza são exercidas através de palestras realizadas em escolas, comunidades rurais e por meio de orientação técnica prestada durante as visitas. As palestras abordam temas como o Uso correto e seguro do Agrotóxico; Destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos; Doenças dos Citros; Canco Cítrico; Sigatoka Negra e Moko da Bananeira. Além dessas ações, também fazem parte do planejamento mensal da Regional de Caxias, a realização de blitz móvel e fiscalizações em comércios que vendem agrotóxicos.
“O mais gratificante do trabalho da equipe de fiscalização é o reconhecimento dos agricultores de que nossas ações lhes trazem segurança, para a saúde e para a produção agrícola”, complementa o técnico Francisco Rodrigues da Silva.