AGED realiza ações em defesa e inspeção vegetal na regional de Caxias

30/11/2021 10:54

Os trabalhos em inspeção e defesa vegetal na regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) continuam. Desta vez o foco da fiscalização foi unidade produtora de banana sob o sistema de mitigação de riscos, na regional de Caxias.

A atividade foi coordenada pelo engenheiro agrônomo Luís Roberto Leite, que é coordenador de Inspeção Vegetal da AGED, com apoio da equipe da UR de Caxias.  A ação realizou a inspeção referente ao uso correto de agrotóxicos.

Foram repassadas informações sobre o correto uso de EPI, destinação das embalagens vazias, orientações sobre a não reutilização das embalagens vazias, armazenamento adequado, tríplice lavagem e o controle de doenças e pragas da cultura da banana entre outros.

Propriedades rurais nos municípios de Duque Bacelar e Coelho Neto também foram alvos da fiscalização de uso de agrotóxicos.

Nestes municípios, os fiscais aplicaram 7 termos de fiscalização, sendo uma interdição de produto vencido e outros seis termos foram aplicados em propriedades produtoras de cana-de-açúcar reforçando a importância do uso do EPI, da não reutilização das embalagens vazias e da destinação correta das embalagens, dentre outros.

“Esta forma de abordagem aproxima o produtor rural das atividades desenvolvidas pela AGED, fazendo com que este se torne um parceiro neste trabalho”, afirmou o técnico de fiscalização agropecuária, Renato Gregório.