AGED realiza ações educativas sobre o uso seguro de Agrotóxicos e devolução de embalagens em Caxias

Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da Unidade Regional de Caxias, em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI) realizou no auditório do Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus de Caxias ações educativas sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e logística reversa de embalagens vazias.

As atividades foram efetivadas através de palestras para alunos e professores dos cursos de Agronegócio, Agropecuária e Biologia, bem como revendedores de Agrotóxicos e profissionais liberais, além de apresentar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Na oportunidade, foram enfatizadas todas as etapas que conduzem ao uso correto do Agrotóxico, que vão desde aquisição do produto, transporte, armazenamento, uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), preparo da calda, aplicação, pós-aplicação, até a Tríplice Lavagem das embalagens vazias e correta destinação das mesmas.

IMG-20170817-WA0022

Foi destacada ainda, a importância da higiene pessoal dos profissionais envolvidos na atividade de aplicação dos agrotóxicos, bem como sobre as vestimentas e utensílios usados no momento da aplicação. Além da questão da produção e comercialização de alimentos com limite de agrotóxicos acima do permitido e os danos que estes produtos podem causar à saúde humana, ressaltando a necessidade constante de preocupar-se com a preservação do meio ambiente e com a saúde dos agricultores que trabalham com tais produtos.

 

O Fiscal estadual agropecuário da Aged, Francisco Rodrigues da Silva, frisou que “O evento foi extremamente positivo. Não somente por termos atingido um número significativo de participantes, mas também pelo grau de comprometimento do público. Na ocasião, os ouvintes interagiram bastante, demonstrando interesse pelo assunto e contribuindo com indagações pertinentes que enriqueceram o evento. Ressaltamos ainda a importância dos participantes atuarem como multiplicadores, visto que poderão contribuir de forma decisiva para uma melhoria do nível de conscientização dos agricultores do município.” Disse.

Na ocasião, foi dada ênfase a Legislação Federal (lei 9974 /2000 e decreto 4074/2002), que disciplina a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas, na qual determina a participação de todos agentes atuantes na produção: agricultores, canais de distribuição, fabricante e agente público.