Aged realiza ações de fiscalização do Vazio Sanitário da Soja

Publicado em: 09/09/2019

A Aged por meio das Unidades Regionais de Balsas e São João dos Patos realizaram ações de Fiscalização do Vazio Sanitário Vegetal entre os dias 02 a 06 de setembro, para a cultura da Soja no Estado do Maranhão – Entendido como o período de ausência total de plantas vivas da cultura da soja no campo.

As ações ocorreram em propriedades rurais dos municípios da regional de Balsas (São Félix de Balsas, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Riachão) e foram realizadas em 28 propriedades rurais.

Os fiscais estaduais agropecuários, acompanhados de um técnico em fiscalização agropecuária da Aged das regionais de Balsas e São João dos Patos, realizaram fiscalizações nesse mês de setembro no que diz respeito ao vazio sanitário da soja em 28 (vinte e oito) propriedades rurais na região sul do Estado, em uma área de 40 mil hectares, com o objetivo de impedir a proliferação da Ferrugem Asiática da Soja em plantações de soja, pois o vazio sanitário vegetal que começou no dia 1º de agosto e vai até o dia 30 de setembro quebra o ciclo de vida do fungo que causa a doença. Nesse mês foram fiscalizadas as propriedades rurais que possuem e que não possuem qualquer sistema de irrigação, verificando no campo a ausência das plantas conhecidas como voluntárias (guaxas ou tigueras), que são as plantas de soja que germinação a partir de grãos desperdiçados na colheita.

“Realizamos fiscalizações nesse mês de setembro do vazio sanitário da soja na regional de Balsas com o apoio da regional de São João dos Patos, por isso considero um sucesso a fiscalização do vazio deste ano, com 40 mil hectares fiscalizados. Identificamos que o maior problema encontrado pelos produtores rurais nas áreas cultivadas foi com Spodoptera frugiperda e com Mosca branca”, explica Eugênio Pires, Gestor da regional de Balsas.

As ações visam estabelecer medidas de caráter técnico e administrativa objetivando à prevenção, controle e erradicação da Ferrugem Asiática da Soja, considerando a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Maranhão e finalmente considerando a manifestação pública do Grupo Regional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da região de Balsas.

Resultados da ação:

Foram fiscalizadas 28 (vinte e oito) propriedades rurais, total de 40 mil hectares e realizados 22 (vinte e dois) inspeções fitossanitárias.

01 Notificação para devolução das embalagens vazias de agrotóxicos.

01 Auto de Infração por descumprimento ao vazio sanitário da soja.

01 Coleta de amostra de solos e raízes de banana.

01 Cadastro de Viveiro de Mudas.

É de extrema importância que continuem ocorrendo parcerias entre as unidades regionais, com o objetivo de fortalecer a rotina de trabalho e melhorar os resultados.

#AgedÉTrabalho

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao