Aged realiza ações de educação sanitária voltadas para o público infantil na Expo Açailândia

Além dos produtores, principal público-alvo das programações na Exposição Agropecuária de Açailândia, crianças e estudantes também são contemplados com ações do Governo do Estado no evento. Nesta quarta-feira, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) iniciou o trabalho voltado para educação sanitária.

O teatro de fantoches, por exemplo, é realizado para crianças das escolas da região, abordando febre aftosa, raiva e manuseio correto de defensivos agrícolas. O teatro faz parte do Projeto Fazendo Educação da Aged, desenvolvido para aproximar as crianças da educação sanitária de uma forma lúdica, com linguagem leve e divertida.

Além do teatro, a Aged realiza visitas guiadas aos espaços do Parque de Exposição Agropecuária José Egídio Quintal Filho, onde ocorre a Expo Açailândia. Damião Renildo, gestor da Unidade Regional de Açailândia, explica a dinâmica e a importância dessa iniciativa.

“Essa iniciativa mostra que nosso trabalho não é somente de fiscalização, mas também de promover a educação sanitária para crianças, acadêmicos, produtores e rurais e profissionais da área. Temos por objetivo levar o conhecimento e gerar também a conscientização das pessoas sobre as práticas que devem ser adotadas e no caso das crianças, ale´m de fazermos a ponte com os animais, os ensinamos de forma lúdica temas como aftosa e agrotóxicos, as preparando para o futuro.” Disse

WhatsApp Image 2017-08-09 at 11.49.00

Os 48 alunos do Pré Escolar II, das escolas Raimunda Oliveira Nascimento e Maria do Carmo Cipriano Marchesine, de Açailândia visitaram os currais do parque e assistiram ao teatro em uma ação conjunta realizada pelas Unidades Regionais de Açailândia e Imperatriz.

A Expo Açailândia acontece até o dia 13 de agosto, no Parque Exposição Agropecuária José Egídio Quintal Filho. O Espaço Governo de Todos conta com vasta programação de cursos, oficinas, capacitações e ações de educação sanitária, promovidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)