AGED realiza ações de educação sanitária com crianças na 16ª AGROBALSAS

Integrando a programação do governo do Estado na 16 edição da AGROBALSAS, a Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizou durante dois dias, com escolas da rede municipal de ensino do município de Balsas o projeto  “Fazendo Educação -Tabuleiro”, que tem por objetivo levar ações de educativas para crianças a respeito do manuseio correto e dos riscos da má utilização dos agrotóxicos.

A ação desenvolvida por técnicos do setor de Educação Sanitária, Defesa Vegetal da AGED e da Unidade Regional de Balsas, reforça as atividades de educação sanitária já desenvolvidas pela Aged em todo o Maranhão, relacionada á defesa vegetal, fazendo com que as crianças se tornem multiplicadoras das informações referentes aos cuidados e as condutas referentes ao manuseio de agrotóxicos.

DSC_0327

Para a professora Maria de Nazaré Sousa “Esse projeto é muito importante, porque ele incentiva as crianças, as orienta, fazendo com que tenham novos conhecimentos e repassem para seus pais, pois educando as crianças dessa maneira, faz com que elas criem uma nova consciência em toda a família. A aged está de parabéns por essa atividade”.

DSC_0341

Ao todo, 205 crianças participaram das atividades do projeto realizadas durante os dias 17 e 18 de Maio. Além de palestras sobre cuidados e manuseio de agrotóxicos, os alunos participaram de uma atividade lúdica, em forma de jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas a respeito das palestras ministradas. As escolas vencedoras foram premiadas com computadores, bicicletas, bolas e etc, doadas pela AGED e pela ARIAB.

O gestor da unidade regional da Aged de Balsas, Eugênio Pires, destacou que “Sempre trazemos o tabuleiro nas edições da agrobalsas e para nós é muito gratificante perceber que as crianças ficam animadas com o projeto e que aprendem mesmo, podendo levar esse conhecimento para suas famílias , sendo multiplicadoras, é uma ação muito positiva para todos nós.”