AGED realiza ações de defesa vegetal nos municípios de Pedreiras e Lima Campos

23/06/2021 12:31

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), da regional de Pedreiras, realizaram nas cidades de Lima Campos e Pedreiras, levantamentos fitossanitários nas propriedades produtoras de banana nestes municípios.

A ação foi realizada nas propriedades já cadastradas junto à AGED e que tradicionalmente são produtoras de bananas nestes dois municípios. Os levantamentos fitossanitários foram para detecção das pragas quarentenárias e de importância econômica como: Fusariose da bananeira,  Moko da bananeira e Sigatoka Negra.

Além da inspeção nas propriedades rurais, os técnicos da AGED realizaram fiscalizações e deram orientações quanto ao uso seguro e correto de agrotóxicos, inclusive do glifosato.

De acordo com o Fiscal Estadual Agropecuário, Ricardo Arruda, responsável pela execução das atividades de Defesa e Inspeção Vegetal na regional de Pedreiras,  as atividades são executadas, anualmente, no intuito de verificar a sanidade das culturas de relevância para a agricultura maranhense e também de orientar o uso correto, a tríplice lavagem e descarte adequado das embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados nessas lavouras.