AGED promoveu treinamento para médicos veterinários no e-SISBRAVET

Por Suyane Scanssette
19/07/2021 17:00

Os médicos veterinários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) receberam treinamento para operacionalizar o e-SISBRAVET (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinárias), sistema informatizado para registro e gerenciamento de atendimentos à notificação de enfermidades que acometem diversos animais, a exemplo de peste suína clássica e africana, febre aftosa, raiva nos herbívoros, Newcastle, Anemia Infecciosa Equina, dentre outras.

O treinamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de julho em três módulos distintos com o objetivo de capacitar o corpo técnico veterinário da Agência para alimentação do Sistema com dados sobre notificação de doenças e lançamento das investigações de enfermidades realizadas no estado.

Essa capacitação com os veterinários da AGED também cumpre meta estabelecida no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA, que previa a informatização do SIZ em todos os níveis permitindo maior fluxo de informação zoossanitária, agilidade, qualidade, precisão e oportunidade de informação entre as instâncias do Serviço Veterinário Oficial (SVO).

De acordo com a fiscal estadual agropecuária da AGED, Rosiane de Jesus Barros o treinamento foi bastante proveitoso. “Tivemos um bom aproveitamento para capacitar os médicos veterinários no Sistema”, afirmou.

O sistema informatizado e-SISBRAVET é a ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Ministério da Agricultura para a gestão dos dados da vigilância em saúde animal, permitindo o registro e acompanhamento das notificações imediatas de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo SVO. O e-SISBRAVET permite o gerenciamento unificado entre as instâncias e a padronização e sistematização das informações de vigilância em saúde animal no país.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao