AGED promove vigilância ativa em defesa animal na Regional de Pedreiras

23/10/2020 09:52

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através de sua Unidade Regional em Pedreiras, promoveu a vigilância ativa em defesa animal no município de Igarapé Grande.

Os fiscais da AGED fiscalizaram um criatório de suínos no povoado Alto do Boi, município de Igarapé Grande. Durante a ação foram vistoriados 60 porcos, todos em bom estado de saúde no dia da visita.

De acordo com o gestor da Unidade Regional da AGED em Pedreiras, Robert Barroso essa ação contempla o Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS), que tem como doenças alvo a vigilância epidemiológica na Peste Suína Clássica (PSC) e a Doença de Aujeszky, também conhecida como Pseudo Raiva.

A regional ainda promoveu a vigilância ativa em um haras da cidade. Na ocasião foram inspecionados quatro equinos que estavam em perfeitas condições de saúde no dia da visita realizada pelo técnico em defesa agropecuária, Edílson Lima. A ação faz parte das atividades do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE).

As atividades de vigilância ativa são ações de rotina promovidas pela AGED que tem como objetivo a detecção precoce de sintomatologia de enfermidades e de prestar orientações aos proprietários/responsáveis pelos estabelecimentos sobre cuidados com a saúde animal.