AGED promove palestra sobre uso seguro de agrotóxicos em assentamento rural

Por Suyane Scanssette
27/11/2020    14:54

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) promoveu nesta semana uma palestra sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos para pequenos produtores e moradores do assentamento rural Santa Clara, no município de Açailândia.

O objetivo foi de esclarecer dúvidas quanto ao uso de agrotóxicos em fazendas produtoras de soja, que ficam próximas a área do assentamento. Participaram da palestra cerca de 20 produtores rurais, mais o representante dos sojicultores da região.

Durante a palestra foram abordados temas como o uso correto e seguro dos agrotóxicos, período de reentrada e período de carência, preparo de calda, regulagem de equipamento e principalmente sobre tecnologia e formas de aplicação dos agrotóxicos.

O fiscal estadual agropecuário da AGED, André Gonçalves Ferreira disse que um outro tema foi explanado durante o encontro foi sobre a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e a importância de não reutilizar ou descartar as mesmas na natureza.

“A atividade de educação sanitária é um importante mecanismo para esclarecer as atribuições do órgão de defesa agropecuária do estado e apresentar as legislações estaduais para o público-alvo (agricultores), que muitas vezes desconhecem suas responsabilidades”, ressaltou André Gonçalves.

Na oportunidade, o representante dos sojicultores explicou como seria realizada a utilização dos agrotóxicos na região, retirando as dúvidas dos participantes.  Além disso, a AGED expôs que toda atividade realizada será devidamente fiscalizada pelo órgão e em caso de não conformidade os agricultores podem fazer reclamação no escritório da AGED ou na Ouvidoria do Estado.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao