AGED promove I Webinário de Defesa Agropecuária

O evento on-line para servidores da Agência vai até sexta-feira, 19

Por Suyane Scanssette
17/06/2020   14:20

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) iniciou nesta terça-feira, 16, o I Webinário de Defesa Agropecuária. O evento on-line, ofertado para os servidores da Agência, foi organizado pela Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação (CESAC) e pela coordenação do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

O objetivo do I Webinário é de capacitar os novos servidores (que ingressaram por meio de concurso público) e ao mesmo tempo harmonizar as informações sobre o PNEFA com todos os técnicos da Agência. Como este é o primeiro projeto piloto de Webninário, a AGED já estuda a possibilidade de realizar em breve uma segunda edição deste evento para contemplar as pessoas que não puderam participar nesse momento.

Para o evento a AGED convidou, para compor a programação de palestras, o Coordenador Nacional do PNEFA, Diego Vialli; o professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGPDSA-UEMA), Clóvis Improta, o auditor federal agropecuário da SFA/MA, Roberto Carlos Arruda e a auditora federal agropecuária da SFA/PA, Katherine Fragoso.

A palestra de abertura, que aconteceu na noite desta terça-feira, 16, foi sobre “Como fazer a Defesa Sanitária de forma inteligente?”, com o professor da PPGDSA da UEMA, Clóvis Improta. Durante a aula, o professor contou experiências de sua carreira e falou da importância de estratégias, incluindo a educação como uma delas, para correção de problemas sanitários que envolviam, por exemplo, vacinação, fiscalização e uso de EPI’s na manipulação de produtos. “Antes de sermos fiscais, somos todos educadores sanitários. É preciso lançar estratégias para resolver questões simples, principalmente levando o produtor a se conscientizar que ele pode ser o maior prejudicado”, afirmou.  Em seguida, os participantes acompanharam a palestra “A Enfermidade Febre Aftosa”, com a auditora federal agropecuária da SFA/PA, Katherine Fragoso.

A programação do curso segue até a próxima sexta-feira, 19 e os participantes irão receber certificado. As palestras da noite desta quarta-feira, 17 serão ministradas pela responsável técnica no Estado pelo PNEFA, Margarida Prazeres, que vai falar sobre fiscalização em revendas agropecuárias e os procedimentos de campanha de vacinação contra Febre Aftosa.

Confira a programação completa

PROGRAMAÇÃO

16 de Junho (terça-feira)
Como fazer a Defesa Sanitária de forma inteligente? – Clóvis Improta – PPGDSA da UEMA

A enfermidade Febre Aftosa – Katherine Fragoso da SFA/PA

17 de junho (quarta-feira)
Procedimentos de Campanha de vacinação contra Febre Aftosa – Margarida Prazeres – Responsável Técnica no Estado pelo PNEFA

Fiscalização em revendas agropecuárias – Margarida Prazeres – Responsável Técnica no Estado pelo PNEFA

18 de Junho (quinta-feira)
Plano Estratégico Nacional de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação – Diego Vialli – DIFA/MAPA

Ações Estaduais do Plano Estratégico – Margarida Prazeres – Responsável Técnica no Estado pelo PNEFA

19 de Junho (sexta-feira)
Ações de campo – vigilância com foco na febre aftosa – Margarida Prazeres – Responsável Técnica no Estado pelo PNEFA

Importância do produtor rural na execução do Plano Estratégico – Importância da EGEPE e CCGES – Roberto Carlos Arruda – SFA/MA

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao