AGED promove diversas ações em defesa e inspeção vegetal na Unidade Regional de Zé Doca

As atividades aconteceram nos municípios de Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Maracaçumé e Governador Nunes Freire

AGED fiscalizando o comércio de agrotóxico

10/08/2020 14:12

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da sua Unidade Regional em Zé Doca, realizou diversas ações em defesa agropecuária pelos municípios assistidos pela Regional.

Os fiscais da AGED realizaram a fiscalização do comércio de agrotóxicos e a realização do cadastro de estabelecimentos que comercializam sementes ou mudas, nos municípios de Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Maracaçumé e Governador Nunes Freire.

De acordo com o balanço que a gestora da Unidade Regional de Zé Doca, Cleide Cunha realizou, ação teve a emissão de 17 Termos de Fiscalização e a realização de 2 cadastros de estabelecimentos que comercializam sementes ou mudas. Os fiscais ainda procederam com a interdição de 24 litros de agrotóxicos e fizeram a desinterdição de 37 litros que foram devolvidos ao fabricante para que seja dada a destinação correta.

É competência da AGED em defesa e inspeção vegetal proceder com a fiscalização do comércio, do uso, do armazenamento e do transporte interno de agrotóxicos; bem como do cadastro de produtos agrotóxicos a serem comercializados no Maranhão. A Agência ainda realiza o cadastro de empresas registrantes de agrotóxicos e faz o registro de estabelecimentos comerciais e de empresas prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos.