Aged promove dia de campo contra aftosa e raiva em Penalva

A Unidade Regional de Viana, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), através da Unidade Veterinária Local no município, realizou na última sexta-feira (10), o 1º Dia de Campo contra Febre Aftosa e Raiva, no município de Penalva. O evento contou com o apoio da prefeitura municipal e participação dos secretários municipais de agricultura, Gerson Coêlho Silva, e meio ambiente, Galdino Cardinal Arouche, dos vereadores Domingos Rodrigues e João Batista Nunes (presidente da Câmara), além da equipe técnica da AGED, lideranças comunitárias e produtores rurais.

A chefe da Unidade Regional da Aged Viana, Kamilla Figueiredo Vidigal, falou sobre a atual condição sanitária do estado e a previsão de reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa com vacinação. O secretário municipal de agricultura, Gerson Coêlho Silva, manifestou a importância do evento e reafirmou a parceria com a AGED visando avanços para o setor agropecuário do município.

A chefe da Unidade Veterinária Local de Arari, Jucielly Campos de Oliveira proferiu palestra sobre a Raiva Herbívora e sobre a obrigatoriedade da vacinaçãoanti-rábica para bovídeos e equídeos nos municípios pertencentes às regionais de Viana, Pinheiro e Zé Doca,além da comprovação nos escritórios da AGED, conforme a Portaria nº 1.046 de 15 de outubro de 2012. O produtor rural Carlos Augusto Freire informou que já tinha conhecimento da obrigatoriedade da vacinação anti-rábica e manifestou seu apoio à medida sanitária adotada pela AGED, uma vez que a doença tem ocorrido na região.

O chefe da Unidade Veterinária Local de Viana, Edvaldo Franco Amorim Filho, ministrou palestra sobre Febre Aftosa e boas práticas de vacinação, encerrando o evento com a demonstração de vacinação no curral e entrega de certificados.