AGED promove capacitação em Encontro Técnico de Defesa Vegetal

Com o objetivo de nivelar conhecimentos e capacitar seu corpo técnico, a Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) promoveu nesta semana o Encontro Técnico de Defesa Vegetal como os técnicos de todo o Estado do setor Vegetal da AGED, abordando pontos como, Programa de erradicação da praga Amaranthus Palmeri, Apresentação do catálogo de exigências fitossanitárias para o trânsito interestadual, Levantamento fitossanitário do ácaro vermelho das palmeiras, Estabelecimento de área livre e de baixa prevalência de pragas, além de práticas de campo, oficinas do Sistema de Integração Agropecuária- Módulo Agrotóxicos (SIAPEC) e Coaching, voltado para resultados no ambiente de trabalho.

WhatsApp Image 2017-10-17 at 09.43.43

Na ocasião, os participantes contaram com palestras ministradas por técnicos da própria agência, além do Auditor Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso, Omar Roberto da Silveira e do Diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI do Ceará.

Para o Auditor Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso, Omar Roberto da Silveira. “Essa capacitação é muito importante, pois oferece os conhecimentos necessários aos técnicos da AGED para combater as pragas que possam vir a surgir, como por exemplo a Amaranthus Palmeri, que é uma praga de difícil controle. E neste treinamento, os fiscais estão sendo capacitados quanto as medidas preventivas que devem ser adotadas para garantir o Maranhão não seja  infestado por essa praga.” Além disso, o auditor fiscal apresentou estudos de casos exitosos já trabalhados em outros estados.

WhatsApp Image 2017-10-18 at 16.57.49

O Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da AGED, Roberval Raposo Jr, ressaltou que a troca de experiências  entre os profissionais da AGED e de outros Estados ,juntamente com as discussões levantadas enriqueceram ainda mais o encontro e aprimoraram os conhecimentos dos  técnicos. “A importância do encontro reside exatamente em capacitarmos os nossos profissionais da ponta, que executam as nossas ações de defesa, para o nivelamento tanto técnico quanto operacional e tratar dos principais entraves e dificuldades enfrentadas, bem como trazer experiências exitosas de outros estados, nos dando expectativas de resultados cada vez mais positivos para os trabalhos que executamos em todo o Maranhão.” Finalizou.

Para o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser, “É uma grande satisfação para todos nós vermos a Aged se fortalecendo cada vez mais na defesa vegetal, investindo em qualificação e sendo cada vez mais atuante, mostrando que a defesa agropecuária no Maranhão vai hoje além da aftosa, de que já somos livres com vacinação, além da área animal e sendo bem-sucedida no que faz”