AGED promove ações educativas durante fiscalizações

A ideia é estabelecer um sistema produtivo menos agressivo aos recursos naturais

Por Suyane Scanssette
10/03/2020   10:34

A Unidade Regional (UR) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Açailândia retomou as fiscalizações de agrotóxicos em estabelecimentos comerciais na cidade, promovendo ações de educação e orientação para que produtores e proprietários tenham um sistema produtivo menos agressivo ao meio ambiente.

Durante a ação foram fiscalizados 06 estabelecimentos e repassados aos gerentes das revendas a importância do receituário agronômico no ato da compra do produto, da recomendação do uso seguro dos agrotóxicos nas propriedades rurais e do cumprimento da legislação pelos usuários sobre a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos aos pontos indicados pelo comerciante.

Para o fiscal estadual agropecuário, Josué Mendes Neto a parceria entre o setor público e os canais de distribuição dos agrotóxicos é de suma importância para que se tenha uma produção atendendo aos princípios da sustentabilidade. Ele considera que os canais de distribuição acabam por complementar as ações educativas já realizadas durante as fiscalizações da AGED.

Açailândia está inserida na região Tocantina do Estado, apresentando uma área expressiva na produção pecuária e com pastagens já implantadas. Vem despontando como uma região agrícola de potencial expressivo na produção de commodities, em especial a soja e o milho. Por conta disso, vários grupos empresariais se instalaram na região como distribuidores de agrotóxicos em consequência do aumento da utilização nas lavouras.

O trabalho de fiscalização de agrotóxicos realizado pela AGED em estabelecimentos comerciais e agrícolas é de grande relevância, pois é durante essas ações de vigilância, que são verificadas as condições de armazenamento, cadastramento dos produtos no Estado do Maranhão, registro no Ministério da Agricultura, prazo de validade e se estão autorizados para uso nas pastagens e nas principais culturas agrícolas da região.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao