AGED participa de reunião junto a SFA para composição do Plano Safra 2017-2020

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão participou na última terça-feira, 12, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhão (SFA-MA/MAPA), de reunião para a composição do Plano Safra 2017-2020. O encontro contou ainda com a participação da Secretaria da Agricultura Familiar, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Instituto de Colonização e Terras do Maranhão e Banco da Amazônia.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano Safra da Agricultura Familiar (2017-2020) é um importante segmento para o desenvolvimento do Brasil representando 38% do valor bruto da produção agropecuária. Responsável ainda por aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o Plano, agora plurianual, reafirma o compromisso do Governo Federal na ampliação da produção de alimentos e na garantia de crédito mais barato para aqueles que produzem a comida que chega à mesa dos brasileiros.

Para a Diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Animal, Tânia Duarte, “Considerando que as ações de Defesa animal são essenciais na geração de postos de trabalho e na proteção da saúde do consumidor e do meio ambiente, foi uma oportunidade de inserir as propostas para inserção dessas ações no plano.”

Durante a reunião os presentes debateram acerca das ações desenvolvidas pelas instituições que asseguram o desenvolvimento da produção agrícola no país e que auxiliam para o fortalecimento do setor agropecuário.

Já para a Diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Vegetal, Antônia Lucia Malheiros  “A discussão do Plano Safra de fato precisa incluir setores que atendem a agricultura familiar no Maranhão, principalmente no que diz respeito à avanços na agroindustrialização que possam  atender pequenos empreendimentos, sendo a Aged fundamental no levantamento dessa demanda.”

 

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza
Revisão: Jacii Martins