AGED participa de reunião de apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater Mais Gestão

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) participou, no Centro de Treinamento João Paulo II, em Caxias, da apresentação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater Mais Gestão. O Programa é de autoria da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e contou ainda com a presença do IBGE Timon, Banco do Nordeste e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF).

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o programa Ater Mais Gestão baseia-se nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), é responsável pela assistência técnica individual para as cooperativas e amplia a visão, antes apenas produtiva, para empreendedorismo e comercialização.

Durante a apresentação do Programa na cidade de Caxias, a AGED, por meio da Unidade Regional de Caxias, abordou a importância da participação do órgão de defesa e inspeção agropecuária do Estado junto aos agricultores familiares assistidos pelo programa, com foco nas ações da defesa e da inspeção sanitária, especialmente no registro das agroindústrias familiares, que beneficiarão a matéria-prima produzida pelos agricultores.

Para o senhor Ney Jefferson, engenheiro agrônomo e membro da GR Assessoria ePlanejamento de Projetos Agropecuários Ltda, empresa responsável pela apresentação do Programa, “o Mais Gestão é uma iniciativa muito importante a fim de contribuir com a dinamização econômica dos empreendimentos da agricultura familiar (associação/cooperativa)”, afirmou.

Já segundo a Fiscal Estadual Agropecuária Nádia Medeiros, gestora da Unidade Regional de Caxias, “a ação de extrema importância, quando busca fomentar a produção da agricultura familiar, objetivando agregar valor à produção, no intuito de acessar os mercados institucionais, melhorando a renda do agricultor familiar, contribuindo para melhoria da sua qualidade de vida. E, em parceria com a assistência técnica, objetivando concluir o ciclo da produção, através da comercialização para os mercados formais, a AGED se destaca quando, através de suas ações de Defesa e Inspeção Sanitária Agropecuária, promove o registro das agroindústrias junto ao Serviço de Inspeção Estadual, permitindo que o consumidor tenha acesso a produtos inócuos, idôneos, consequentemente contribuindo para a saúde pública e do meio ambiente” concluiu.

Participaram do evento 18 (dezoito) empreendimentos (Associações e Cooperativas), de 11 (onze) municípios: Codó, Matões, Trizidela do Vale, Pedreiras, Lima Campos, Buriti Bravo, Peritoró, Chapadinha, Caxias, Timon e São José de Ribamar, totalizando 47 participantes entre agricultores, técnicos e lideranças locais.

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza
Revisão: Jacii Martins