AGED participa de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Governador Edison Lobão

Em ação conjunta entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da Unidade Regional de Imperatriz, a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART), e a Prefeitura de Governador Edison Lobão, através da Secretaria Municipal de Agricultura, foi realizada campanha de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Governador Edison Lobão.

O recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas é uma estratégia desenvolvida no intuito de sensibilizar o pequeno produtor e conscientizá-lo quanto o descarte correto das embalagens e o prejuízo causado à saúde pública e o meio ambiente, além disso, o recebimento itinerante tem como base o princípio da responsabilidade compartilhada entre os componentes da cadeia produtiva, gerando um ciclo sustentável e adequado quanto a destinação final dessas embalagens, diminuindo os riscos referentes à saúde pública e a contaminação do meio ambiente.

À vista disso, no intuito de conduzir a adequada destinação dessas embalagens, a AGED participou na última semana, de ação que arrecadou cerca de 165 quilos de embalagens vazias de defensivos agrícolas (432 embalagens) na cidade de Governador Edison Lobão, localizada no sudoeste do Estado. A ação atendeu as zonas rurais e urbanas, onde contou com um ponto fixo de recebimento na Praça Osório Filho, superando a quantidade recebida nos últimos 2 anos durante as ações de recolhimento realizadas na Cidade.

De acordo com o Fiscal Estadual Agropecuário André Gonçalves, responsável pela ação, a atividade de recolhimento itinerante é apenas uma das ações desenvolvidas em conjunto pela AGED e que possui um calendário anual para que o pequeno produtor possa devolver de forma responsável e adequada as embalagens vazias de defensivos agrícolas. “Estamos com ações planejadas para toda a Unidade Regional de Imperatriz e, ainda este mês, estaremos realizando na cidade de Davinópolis o 4º recebimento itinerante do município. Além disso, durante os meses seguinte, estaremos realizando dois recebimento itinerante por mês na Regional”, afirmou.

Recebimento Itinerante em Governador Edison Lobão

Saiba mais:
De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) o Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, acaba de atingir a marca de meio milhão de toneladas do material destinadas para reciclagem ou incineração. O Sistema iniciou suas atividades em 2002 e tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência nas atividades de destinação das embalagens vazias.

Atualmente, 94% das embalagens plásticas primárias devolvidas pelos produtores rurais são encaminhadas para reciclagem ou incineração. Desse total, 90% são reciclados, dando origem à matéria-prima para a produção de mais de 30 artefatos, entre eles novas embalagens que retornam para a indústria de defensivos  ou outros segmentos da economia.

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza