AGED participa de programação de encerramento da 1ª Agro Meio Norte

foto matéria sagrima

Realizada no fim de semana, no município de Anapurus, a 1ª Agro Meio Norte, promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Meio Norte (Aprosoja MN), com o apoio do governo do estado, através da SAGRIMA (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), entidades rurais e empresas privadas, foi encerrada no último sábado (26) movimentando um volume de cerca de R$ 9,5 milhões com a venda de maquinas, defensivos agrícolas e sementes.

Primeira feira agrotecnológica da região do Baixo Parnaíba, a 1ª Agro Meio Norte foi aberta na última sexta-feira (25), com a presença do Secretário da SAGRIMA, Cláudio Azevedo, que representou a governadora Roseana Sarney. Participaram diretamente da programação do evento 515 pessoas, que se envolveram em 60 visitas técnicas a campo, 98 mini cursos, 312 palestras, e visitação aos estandes de 8 instituições e 16 empresas. “Foi um resultado muito acima das nossas expectativas, para uma feira nova, realizada em apenas dois dias, em uma região onde já acontecem eventos agropecuários já consolidados como a EXPOAGRA [Exposição Agropecuária de Grajaú]”, comemorou o presidente da APROSOJA, Sérgio Delmiro.

O Baixo Parnaíba vem se destacando cada vez mais como novo polo de produção de grãos do Maranhão. Na safra do ano passado, 67 mil hectares das lavouras nos municípios da região produziram 190 mil toneladas de soja. Este ano, a safra do grão chegou a 225 mil toneladas, e a área plantada aumentou para 71 mil hectares.

Educação Sanitária – Durante a programação da feira agropecuária, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) realizou edições do Projeto Fazendo Educação, que leva ações de educação sanitária a crianças e adultos durante feiras e exposições agropecuárias do Maranhão. Somente no ano passado o Fazendo Educação atendeu cerca de 3.500 alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.

Em Anapurus, no sábado (26), o projeto atendeu cerca de 50 crianças, alunas do Complexo Educacional José Pires Monteles, que assistiram a palestra “Uso seguro e correto de Agrotóxicos”.

A fiscal de Defesa Agropecuária do escritório regional da Aged de Chapadinha, Solanyr Domingues, informou que por conta da realização do projeto na 1ª Agro Meio Norte, representantes de 3 escolas procuraram a Aged para a realização das palestras em suas escolas. “É a primeira vez que realizamos esse trabalho voltado para a área vegetal com crianças na região, pois já trabalhamos com temas relacionados a área animal. A partir de agora vamos ampliar o projeto”, contou a fiscal da Aged.Ela informou ainda que na região do Baixo Parnaíba, a instituição está fortalecendo as ações de defesa vegetal, no que se refere à conscientização dos pequenos produtores sobre o uso correto e destino final das embalagens vazias de agrotóxicos.

O trabalho da Aged resultou no aumento do recolhimento de embalagens vazias na região. Somente este ano, 500 embalagens foram devolvidas pelos produtores na primeira, das duas etapas de recebimento que acontecem anualmente. No ano passado foram recolhidas um total de 380.

Os fiscais da Aged vão até as propriedades para conscientizar os produtores, conversam também com os comerciantes e acompanham todo o processo, desde a compra até a quantidade de embalagens devolvidas.

Durante o projeto Fazendo Educação são realizadas palestras sobre agrotóxicos e doenças de animais, como a febre aftosa e também o teatro de fantoches com personagens que falam sobre os temas. Ao final das palestras as crianças respondem as perguntas que são feitas pela equipe da Aged e em seguida visitam o estande da Aged e seu órgão vinculado, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).

A funcionária da Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Aged, Flávia Martins, informou que o Projeto Fazendo Educação será realizado mais uma vez durante o Agrobalsas 2014, feira que acontecerá no período de 12 a 16 de maio, no município de Balsas, onde serão atendidas cerca de 300 crianças.