AGED participa de inauguração do Laboratório Diagnóstico de Raiva do Lacen

Inaugurado na última segunda-feira (27), o  Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva do Laboratório Central de Saúde Pública Maranhão, contou com a participação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da Secretaria de Estado da Saúde, da Superintendência dos Correios no Maranhão e marcou os 100 anos de fundação do LACEN.

Com a inauguração do Laboratório de Virologia para Diagnóstico da Raiva, o LACEN passa a atuar como laboratório de referência no Estado para o diagnóstico da zoonose. O serviço contará com a parceria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Para o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o Maranhão só tem a ganhar com a inauguração do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva, além da parceria entra a AGED e SES, que juntas, promovem a qualidade da saúde pública no Estado. De acordo com o Secretário, “uma parte da nossa história acaba de completar 100 anos. O serviço de referência estadual desenvolvido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Maranhão garante uma vigilância em saúde mais assertiva e eficiente. A entrega do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva, aliada à oferta de serviços de referência, contribuirá para gerar melhorias significativas na saúde pública do nosso estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Já, de acordo com a Coordenadora de Defesa Animal da AGED, Jucielly Campos de Oliveira,  “A parceria com o LACEN só vem a somar e fortalecer as ações de defesa sanitária animal, visto que, com a inauguração do Laboratório de Raiva, zoonose de grande impacto para a saúde pública, o maior benefício é a agilidade nos resultados dos exames laboratoriais”, afirmou.

Durante a inauguração do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva e, em comemoração ao centenário do LACEN, o secretário Carlos Lula e o superintendente estadual dos Correios em exercício, Silvio Eduardo Silva lançaram o selo “100 Anos Lacen”. O selo personalizado foi idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntamente com os Correios, em alusão aos 100 anos da unidade. O selo circulará no Brasil e no exterior, propagando o tema que originou a sua criação.

Produção: Assessoria de Comunicação
Texto: Kleo Souza