AGED participa de aula inaugural da primeira turma de Doutorado em Defesa Sanitária Animal da Uema.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) participou na manhã desta segunda-feira (12) da aula inaugural da primeira turma do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal da Uema. O curso de doutorado tem o apoio financeiro do Fundepec -MA para as matrículas semestrais dos alunos por meio do Projeto “Fundepec Profissional”, que visa apoiar órgãos e/ou entidades públicas, privadas ou do terceiro setor na formação ou aperfeiçoamento acadêmico de técnicos com interesse no desenvolvimento da pecuária estadual.
uema-3-1024x682
A Aged destaca a importância da capacitação de seus funcionários, com o intuito de melhorar cada vez mais o serviço prestado para o Estado, frisando que dentre os alunos da turma, seis (6) são Fiscais Estaduais Agropecuários da Aged, tornando o momento ainda mais especial.
Segue a lista em ordem alfabética:
Adriana Prazeres Paixão, Anna Karoline Amaral Sousa, Lauro de Queiroz Saraiva, Margarida Paula Carreira de Sá Prazeres, Rosiane de Jesus Barros e Tânia Maria Silva Duarte.
Estavam presentes na aula inaugural, Tânia Silva, além de doutoranda, Diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, representando a Diretora Geral da agência, Fabíola Ewerton, o diretor do Fundepec-MA, Osvaldo Serra, na oportunidade representando o presidente José Ataíde, o membro do conselho de administração do Fundepec pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Marco Aurélio Martins, a pró-reitora de Pós Graduação da Uema, Rita Nogueira, o  professor Nordman Wall e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Uema, Viviane Coimbra.
unnamed
Após a abertura, foi proferida uma palestra via internet com o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Alexander Dorneles, que falou sobre o tema: “Abordagem contemporânea da cadeia produtiva animal no Brasil”.
Ele ressaltou que o Brasil possui, além de um mercado interno muito forte, com uma população brasileira de cerca de 210 milhões de pessoas, possui também um mercado externo com perspectivas de crescimento cada vez maiores. “Há 4 anos nosso maior parceiro era a União Europeia, com seus 30 países, e hoje a China, com população acima  de 1,5 bilhão de pessoas se tornou o país que mais procura os produtos brasileiros”, afirmou ele, lembrando em seguida que a peste suína registrada no país asiático foi uma oportunidade para que o Brasil ampliasse as vendas de carne.
Lauro de Queiroz Saraiva, fiscal estadual agropecuário da Aged e doutorando, afirmou que a parceria do Fundepec com a  Aged e outros órgãos é um grande benefício para os profissionais. “Proporciona que os técnicos sejam mais capacitados e engajados no campo e elaborem seus projetos do curso, por  exemplo nas áreas de suínos, aves e bovinos, e quem ganha são os consumidores”, afirmou.
uema
A Aged destaca a importância da capacitação de seus funcionários, com o intuito de melhorar cada vez mais o serviço prestado para o Estado.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao