Aged participa de ação de prevenção e combate à brucelose

Atividade promovida pelo Fundepec/MA e Inagro teve como público-alvo produtores de leite dos municípios de Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras

WhatsApp Image 2019-11-25 at 20.30.14

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou, de 25 a 30 de novembro, de uma ação promovida pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec/MA), juntamente com o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), de prevenção e controle da brucelose animal. Durante a atividade, Fiscais e Técnicos Estaduais Agropecuários da Aged ministraram palestras e deram apoio técnico à vacinação de 1.148 bezerras de 3 a 8 meses em 147 propriedades dos municípios de Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras. Na próxima semana, a ação será realizada na Unidade Regional de Bacabal.

De acordo com a Fiscal Estadual Agropecuário e responsável pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal da AGED, Adriana Prazeres Paixão, a Agência disponibilizou corpo técnico para realizar a imunização  dos animais. “A vacinação contra brucelose é diferenciada das demais, uma vez que precisa ser feita por um médico veterinário ou auxiliar cadastrado na Aged, pois, exige maiores cuidados, como o uso de equipamentos de proteção (luvas, máscara, óculos, entre outros). O médico veterinário cadastrado no PNCEBT/MA (Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose) emite o Receituário para que o criador adquira a vacina na casa de revenda. Após a vacinação das bezerras entre 3 a 8 meses, o veterinário emite o Atestado de vacinação e o criador comprova no escritório da Aged onde a sua propriedade está cadastrada”, explica.

O projeto idealizado pelo Fudepec, intitulado “Rebanho Seguro: vacinação contra brucelose”, tem como objetivo vacinar as bezerras da Bacia Leiteira da Região do Médio Mearim. As atividades, que ocorrem com o apoio da Aged, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Inagro, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e prefeituras locais, chegarão, na próxima semana, aos municípios de Bacabal, São Luís Gonzaga, Vitorino Freire e Bom Lugar.

“Por ser uma zoonose, que são as doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, a brucelose tem uma grande importância na saúde pública. É uma enfermidade que não tem tratamento para os animais e que quando os seres humanos são acometidos, ficam muito debilitados, podendo mesmo chegar ao óbito, daí a importância da prevenção”, alerta Adriana Prazeres Paixão.

WhatsApp Image 2019-11-27 at 02.33.25 (1)