Com o objetivo de orientar, esclarecer dúvidas e estimular os registros de agroindústrias familiares, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) promoveu na manhã desta segunda-feira (16) durante a programação da sexagésima Exposição do Maranhão (EXPOEMA) um seminário voltado para produtores rurais da cidade da região metropolitana, abordando as medidas necessárias para o registro de uma agroindústria familiar, sua importância e benefícios para o setor produtivo.
Na ocasião, os produtores assistiram palestras de profissionais da AGED, SAF, SUVISA,SEMA e SFA, além de uma peça teatral encenada por alunos da escola Santa Maria, da zona rural de São José de Ribamar, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas a respeito das suas produções. Os palestrantes ressaltaram ainda, que esse processo é feito pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária.
Para o produtor Lucinaldo Sousa, produtor de São José de Ribamar, frisou que seu objetivo maior no seminário foi buscar informações sobre o processo de registro de agroindústria familiar e fortalecer seus lucros. “Esse seminário foi muito importante, pois além de tirar minhas dúvidas sobre o processo de registro, adquiri novos conhecimentos para expandir minhas vendas de frango e macaxeira.” Disse.
A fiscal estadual agropecuária Viramy Almeida, que ministrou uma das palestras explicou a importância deste seminário e da busca de informações junto a AGED para os registros. “Falamos aos produtores a importância de buscarem a AGED para se registrarem, como uma alternativa viável para que esses produtores possam construir seus estabelecimentos, aprimorando a qualidade de seus produtos e aumentado seus ganhos.”