As ações desenvolvidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em todo o estado do Maranhão têm chamado a atenção não só dos adultos, mas também das crianças que participam da 43ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).
As ações desenvolvidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em todo o estado do Maranhão têm chamado a atenção não só dos adultos, mas também das crianças que participam da 43ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). A exposição de um quadro com 14 morcegos empalhados, representando seis espécies, desperta a curiosidade do público, que enche de perguntas os técnicos da Aged.
“No mundo existem mais de mil espécies de morcegos e neste quadro estão as principais capturadas no Maranhão. Utilizamos essa ferramenta para falar sobre o Programa de Raiva em Herbívoros, desenvolvido pela Aged, que consiste no controle populacional dos morcegos, principalmente os hematófagos, que se alimentam de sangue dos animais e humanos”, explicou a coordenadora de Educação Sanitária e Comunicação da Aged, Fernanda Albuquerque.
Além dos morcegos, o estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Aged destacou um espaço especial para a divulgação do Projeto “Fazendo Educação”, voltado para crianças do Ensino Fundamental e executado por meio de palestras, paper toy (figuras que são pintadas pelas crianças) e teatro de fantoches, com a encenação de peças que abordam temas como o combate a febre aftosa, uso correto de agrotóxicos e raiva em herbívoros.
Nesta sexta-feira (8), o estande recebeu uma turma de 50 crianças das Escolas Peniel e Laurentino Pereira Mota, que participam do Projeto “Um dia com a Cavalaria”, desenvolvido pelo 2º Esquadrão de Polícia Montada de Imperatriz. Executado há cerca de um mês, o projeto leva crianças da Educação Básica e Fundamental de escolas da rede pública municipal de Imperatriz para atividades dentro do quartel da cavalaria da PM.
“Lá, as crianças montam a cavalo e fazem passeios monitorados. Também aproveitamos para inserir, de forma lúdica, noções de civismo, moral e cidadania”, explicou o capitão Anderson Barbosa Lima, um dos coordenadores do projeto.
Durante a apresentação do teatro de fantoches no estande da Sagrima/Aged, as crianças ouviram atentas as orientações sobre a incidência de raiva em animais e humanos, e sobre as formas de prevenir o contágio.
Conhecimento
O secretário Cláudio Azevedo participou da ação e destacou a importância da educação sanitária para meninos e meninas. “A maioria dessas crianças é filha de produtores rurais e a melhor maneira de orientar os pais é através dos filhos. As crianças aprendem e levam o conhecimento para casa, tornando mais fácil a sensibilização dos adultos”, declarou o secretário.
O pequeno Eduardo Veloso, 9 anos, aluno do 5º ano da Escola Peniel, disse que não sabia que os morcegos podiam pegar raiva. Seu colega de passeio, Janderson Augusto Valadares, 11 anos, lembrou: “Se a gente for mordido por um morcego tem que lavar com água e sabão e procurar um hospital”, explicou.
Segundo o sargento Veloso, outro coordenador do projeto “Um dia com a Cavalaria”, a expectativa é que até o final da exposição – no domingo (10) -, cerca de 150 crianças tenham participado das ações no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
Fonte: SAGRIMA