AGED Lança Programa Estadual de Sanidade das Abelhas

O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) realizou nesta manhã, o lançamento do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, programa instituído pela portaria Número 164 de 27 de Abril de 2017, que tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva apícola e meliponícola do Estado.  

IMG_4470

Visando prevenir, diagnosticar, controlar e erradicar doenças das abelhas, o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas atuará nas atividades de educação sanitária, estudos epidemiológicos, cadastramento, fiscalização e certificação sanitária de estabelecimentos, fiscalização e controle de transito de abelhas e produtos apícolas, além de intervenções imediatas no caso de suspeitas ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória.

Na ocasião, foram entregues à Aged/MA, EPI’s – (Equipamentos de Proteção Individual) e GPS´s, adquiridos por meio uma parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF)/Agerp, e Cadeia Produtiva do Mel visando subsidiar as ações da Instituição no fortalecimento do setor apícola no estado.

Ainda como fruto dessa parceria, está sendo realizado Treinamento dos servidores da Aged/MA que atuam nos postos fixos de fiscalização agropecuária,  visando deixa-los aptos a fiscalizar o trânsito de colmeias, mel e demais produtos apícolas.

O Secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância desta parceria com a Agência de Defesa Agropecuária para o desenvolvimento do setor apícola, afirmando ainda se tratar de uma das prioridades colocadas pelo governador. “Está entre uma das prioridades do governador Flávio Dino fomentar as cadeias produtivas e no caso a do Mel é garantir que os apicultores tenham apoio na produção e comercialização. Esta parceria entre a SAF, AGERP, AGED e SAGRIMA é indispensável para que isto ocorra.”

O Presidente da Aged, Sebastião Anchieta frisou que está sendo dado um grande passo para o desenvolvimento do setor, no estado do Maranhão. “A instituição deste programa é uma conquista muito importante, fruto de um árduo trabalho que estamos desenvolvendo, junto com a cadeia do mel. Esta, fomentando uma das potencialidades do estado, e a Aged, através das fiscalizações, contribuindo para organizar o setor, e prevenir a entrada doenças no nosso território. Temos um equipe muito preparada e continuaremos trabalhando arduamente para garantir bons resultados. Esta, é uma vitória para o setor produtivo.” Afirmou.

Após dois anos de trabalho, já houve 9 (nove) solicitações de registro de estabelecimentos que processam mel junto ao Serviço de Inspeção Estadual – SIE/Aged/MA.