Aged investe em transparência nos processos administrativos

Com vistas à simplificação dos processos administrativos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), com o apoio da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), promoveu capacitação de servidores para casos de sindicância, processo administrativo disciplinar e tomada de contas, nesta quarta-feira (09), em seu auditório central.

Na ocasião, três assessores da Corregedoria Geral do Estado (CGE) ministraram palestras com os temas “Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (PAD)” e “Tomada de Contas Especial”. O objetivo da capacitação era facilitar a interpretação do Manual de Orientações e Roteiro Prático: Sindicância, Processo Administrativo Disciplinar e Tomada de Contas Especial, elaborado pela CGE para auxiliar os órgãos da administração pública, promovendo o acesso às novas práticas e diretrizes relacionadas à transparência e ao controle interno.

“Hoje, nós vivemos em um momento de transição onde a publicidade das contas públicas está se transformando em transparência plena no estado do Maranhão”,comentou o assessor Márcio Azoubel ao tratar das implicações de uma administração não focada nos preceitos da transparência e controle.

Cerca de 20 servidores participaram da formação e puderam tirar eventuais dúvidas sobre as formas de controle interno. “O governador Flávio Dino tem demonstrado grande preocupação com a transparência e o controle e tem criado ferramentas para promovê-los. A Aged tomou essa iniciativa por concordar que é preciso dar cada vez mais transparência às formas de aplicação dos recursos públicos e evitar abusos”, defendeu o presidente da Agência, Sebastião Anchieta.