Na última semana, fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da regional de Pedreiras, juntamente com agentes de vigilância sanitária e polícia militar, atendendo a uma série de denúncias, realizaram a interdição e apreensão de cerca de 290 litros de produtos agrotóxicos, que estavam sendo vendidos em comércios de alimentos na cidade de Esperantinópolis.
Segundo a lei estadual que regula o comércio de agrotóxicos e afins é terminantemente proibida a venda desse produto em estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios. Os responsáveis pela venda ilegal foram autuados e os produtos apreendidos, foram incinerados, conforme determina a legislação.
No Maranhão, a venda de agrotóxicos é permitida a estabelecimentos devidamente registrados junto à AGED, que é um órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA).
Segundo o fiscal estadual agropecuário Ricardo Arruda, que coordenou a operação, essa foi a primeira de uma série de operações fiscalizadoras que serão realizadas em toda a regional durante o ano de 2014, com a intenção de coibir esta prática danosa a saúde da população.
A operação contou ainda com a participação do engenheiro agrônomo do Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO), Luis Sampaio Jr, técnico do Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) de Esperantinópolis, Klenio Santos, e do chefe da Unidade de Veterinária Local (UVL), da AGED de Poção de Pedras, Sr. José Arnaldo.