AGED intensifica as ações de vigilância ativa em suínos

Por Suyane Scanssette
23/10/2020 17:30

Diante dos casos confirmados de Peste Suína Clássica (PSC) pelo Ministério da Agricultura em nos municípios de Parnaíba e Luís Correa, no Estado do Piauí, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) tem intensificado as ações de vigilância.

Nesta semana, por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED de Pedreiras, os fiscais realizaram a vigilância ativa em granjas de produção de suínos no município de Igarapé Grande.

A ação visa monitorar a saúde do rebanho suíno, principalmente diante dos últimos casos confirmados de Peste Suína Clássica no Piauí, pois a doença possui um alto poder de difusão e podem causar muitos prejuízos sanitários e econômicos aos produtores.

A vigilância, realizada pelos médicos veterinários Robert Barroso e Valter Marchão e o técnico agropecuário Edmilson Barroso, examinou os animais, especialmente na boca, focinho e cascos para verificar  a existência de lesões compatíveis com enfermidades vesiculares em suínos. Durante a ação nenhuma anormalidade nos animais foi detectada.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao