AGED inicia a recepção dos animais na Expoema 2015

A equipe da unidade regional de São Luís, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), com o apoio da AGED central, iniciou desde segunda-feira (24), a recepção dos animais que irão participar da Expoema 2015.

Os animais estão sendo levados pelos criadores junto com a documentação sanitária e todos os animais também participam da triagem da Associação dos Criadores do estado, na comissão de alojamento. Este trabalho será realizado em conjunto, entre  a AGED  e a Associação de Criadores do Maranhão.

A Equipe da AGED  é formada por 20 profissionais entre veterinários e técnicos em fiscalização agropecuário. Os locais de desembarque são: o Pavilhão de defesa que é o  principal local e em mais 2 locais que são o Bovshop (bovinos) e Zebushopping (zebus).

Os bovinos são avaliados, com a inspeção do animal, como seu aspecto, para certificação de que ele não está com sintomas que podem levar a um diagnóstico de aftosa e outras enfermidades.

Os ovinos e caprinos recebem um exame clínico específico e nos eqüinos, é  feita a conferência da resenha para determinar se realmente pertencem aos animais examinados. E ainda, é exigido o atestado de vacinação, informando que o animal não está acometido da gripe eqüina. A obrigação dos criadores é de estar com o atestado dos seus animais em dia e de acordo com cada espécie.

O serviço de defesa da Aged, tem previsão de ficar no Pavilhão até o dia 9 de setembro.

O chefe da unidade regional da AGED  de São Luis,  Assuero Batista Feitosa Junior , falou da expectativa para os dias da Expoema deste ano.  “A expectativa da defesa é a de continuar colhendo os frutos da nossa certificação internacional de livre de febre aftosa com vacinação e do índice recorde de vacinação da primeira etapa da campanha contra a aftosa” Explicou o chefe da regional.

Os animais estão vindo do Maranhão( bovinos , ovinos e caprinos, suínos, equinos e aves)  Pernambuco (bovinos e equinos),   Piauí,  Pará  e Paraíba.

A 59° Expoema acontece de 29 de agosto a 06 de setembro, no Parque Independência.