AGED fiscalizou o uso de agrotóxicos e destinação das embalagens vazias em São João do Sóter

Por Suyane Scanssette
05/01/2022 09:25

Em São João do Sóter, fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da Unidade Regional de Caxias, fiscalizaram o uso de agrotóxicos e a destinação das embalagens vazias em propriedades rurais no município.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário Francisco Rodrigues, durante a atividade a AGED prestou orientações técnicas aos produtores sobre: controle de pragas na cultura da goiaba, bem como manejo da cultura, condições climáticas para aplicação de agrotóxico, uso de equipamento de proteção individual. “Explicamos aos produtores sobre o período de carência dos agrotóxicos e a inspeção em área de cultivo de banana”, relatou o fiscal.

Os produtos agrotóxicos e afins destinados ao uso nos setores de produção agropecuária, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens e na proteção de florestas, para serem armazenados, comercializados e utilizados no Estado do Maranhão, deverão ser registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados na AGED.

O destino Final das embalagens de agrotóxicos é uma  responsabilidade compartilhada entre os segmentos envolvidos no processo, de acordo com a lei federal 9974/00, ou seja, agricultor, comerciante, indústria e poder público.

Ao Agricultor compete devolver a embalagem tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra do produto, no local indicado na nota fiscal. Ao comerciante compete disponibilizar ao agricultor um local para a devolução das embalagens vazias e indica-la na nota fiscal. Ao fabricante do produto compete encaminhar as embalagens devolvidas pelos agricultores ao seu destino final, reciclagem ou incineração. A competência do poder público é fiscalizar todo processo e implementar juntamente com todos os envolvidos da cadeia as ações educativas.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao