A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA, ) através de sua equipe de fiscalização da unidade regional de Barra do Corda, esteve presente na fiscalização da grande vaquejada de Sitio Novo, em sua edição de 2014.
O evento, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de setembro, contou com a participação de 300 bois e 86 cavalos (equinos) , juntamente com seus vaqueiros, vindos de vários estados do Brasil, entre eles, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
A vaquejada foi totalmente fiscalizada pela Aged, que controlou a entrada e a saída de animais, realizando um controle sanitário rigoroso em sua entrada, exigindo os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e MORMO, dos cavalos participantes, conforme determina a legislação vigente do estado.
A equipe de fiscalização da Aged foi formada pela fiscal agropecuária estadual, Zaira Barros de Jesus, do técnico em fiscalização agropecuária , Maddo Vonney Rodrigues Macedo, do auxiliar de fiscalização, Antônio Eudes Sanssao Custodio e da médica veterinária, Ingrid Karoline Alves Queiroz.
“A Sagrima e a Aged através da Unidade Regional de Barra do Corda tem intensificado as ações de vigilância em aglomerações do tipo vaquejada em toda a região, cobrindo praticamente 100% dos eventos nesta regional. Essas ações visam o aumento no número de exames de anemia e mormo para identificação e eliminação de equinos positivos”. Declarou Adalgoberto Guedelha, fiscal agropecuário e chefe da unidade regional de Barra do Corda.