AGED fiscaliza o recebimento de doses de vacina contra febre aftosa em Imperatriz

Cerca de 350 mil doses da vacina foram inspecionadas nas revendas veterinárias

05/05/2020   15:13

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão terá início no dia 1º de junho. Por isso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) começou a fiscalização das doses de vacinas nas casas de revendas veterinárias em todo o Estado.

Nesta terça-feira, 05, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED em Imperatriz fiscalizou o recebimento e fez a conferência de vacinas. Foram cerca de 350 mil doses que foram inspecionadas pela fiscal estadual agropecuário, a médica veterinária Alzira Tocantins.

Apesar do Estado adotar as medidas de isolamento social para combate ao avanço da pandemia de Covid-19, a fiscalização foi realizada observando as medidas de precaução recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, com uso de EPIs, higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento seguro entre as pessoas, conforme explicou a gestora da Unidade Regional (UR) da AGED em Imperatriz, Fernanda Rolim.

“Todas as vacinas contra febre aftosa que chegam as revendas devem ser conferidas e recepcionadas por serviço veterinário oficial para que sejam verificadas se a temperatura está adequada, o estoque, a quantidade, partida e a nota fiscal”, esclareceu Fernanda.

De acordo com a gestora da UR de Imperatriz, o objetivo da ação é de fazer o controle da temperatura desde o recebimento da vacina e a conferência das câmaras frias para que a temperatura esteja entre 2°C a 8°C  durante o estoque na revenda para proporcionar uma vacinação segura e eficaz.

Na regional de Imperatriz existem 62 revendas veterinárias e dessas 43 são autorizadas para a venda de vacina contra a febre aftosa. A estimativa para a cidade de Imperatriz é de receber cerca de cinco milhões de doses para realização da campanha de febre aftosa que vai acontecer de 1 a 30 de junho.